Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Primeira Regência: Um governo em cima do muro!



No Brasil a abdicação de D. Pedro I em 1831 deixou seu filho Pedro de Alcântara com apenas cinco anos governar o país, entretanto ele só poderia governar quando atingisse a maioridade, consequentemente formando as regências.
As regências totalizaram- se em quatro, mas teoricamente era pra existir apenas uma que governaria até o imperador atingir a maioridade. A primeira foi à regência Trina Provisória que atuou apenas para amenizar o contexto da renuncia, assim tomando certas atitudes: como a extensão do poder moderador, a proibição de criar novos impostos, a dissolução da câmara dos deputados e a eleição de uma regência permanente.
É importante destacar que todas as medidas tomadas foram estratégias políticas para não desagradar nenhuma das classes, a extensão do poder moderador serviu para garantir a igualdade entre os regentes e que não se igualassem ao poder do imperador, já a proibição de criar novos impostos serviu para evitar descontentamento do povo, a proibição da dissolução da câmara para agradar as elites e por último a eleição de uma regência permanente para seguir a constituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário